Trabalho de fisica
ETAPA 1 - Leis de Newton - Atrito Passo 1
Para evitar o deslizamento de pedras na encosta de um morro, uma sugestão oferecida é a ancoragem delas por meio de um cabo de aço fortemente fixado nas rochas. Para isso, vamos determinar alguns parâmetros desse cabo.
01 - Determine o peso da pedra sabendo que sua massa é de meia tonelada p = m. g p = 500. 9,8 p = 4900 N
02- Represente um plano inclinado de 30° e determine a componente de força peso paralela ao plano.
Por ser tratar de um plano inclinado, a força Peso que seja exercida diretamente no plano, não é a mesma como se estivesse em um plano horizontal, no qual seria a própria força peso. No plano inclinado precisamos separar as componentes da força aplicada, que será o Px, que é a força aplicada paralela ao plano, e o Py, que é a força aplicada perpendicular ao plano. É como se fosse um plano cartesiano com o eixo X e o eixo Y. Uma informação importante para a montagem da fórmula das componentes da força é a identificação do ângulo informado, pois precisamos saber em qual eixo ela esta sendo informada para o desenvolvimento. O eixo que estiver fazendo contato com o ângulo formado com a força, utilizada em sua fórmula o Coseno do ângulo, o outro eixo utilizará o Seno, então podemos montar a seguintes fórmulas:
PX=P. Sen α
Py=P .cosα Com estas fórmulas podemos calcular as componentes do peso, tanto a componente aplicada no eixo Y (Py) quanto a componente aplicada para baixo do declive (Px).
Px=4900 .sen 30
Px=2450N
Py=4900 .cos30. 087
Py=4244N
03 - Determine a componente da força peso perpendicular ao plano. Para o caso do equilíbrio estático, determine a tração do cabo.
T = Px
T = P. Senθ
T = m. g. senθ
T = 500. 9,8. Sen30°. 0,5
T = 2450 N
04- Adotando a inclinação do terreno como 30° e supondo desprezível atrito, caso o cabo se rompa, qual será a aceleração da rocha da base do plano.
Px = m.