Am Rica Latina
José Genário Mesquita Bezerra
Resumo
Procurando analisar as relações dos EUA com a América Latina, o império dentro do continente e a dependência criada nessa relação, a resistência criada por alguns países e o apoio de outros na implantação do império na America, a situação do Brasil e da Venezuela, assim como a Colômbia, com as FARCs. Procurando ver o processo desde o inicio da ocupação americana na America Latina até os dias atuas. Analisando as novas faces do imperialismo na e quais as ferramentas que os mantém no controle da situação.
Palavras chave; imperialismo, intervenção, dependência, hegemonia.
Introdução
No presente artigo procuro analisar as ações imperialistas dos EUA na América Latina, a influência que essa potência vem impondo na região sul do continente, a dependência econômica e financeira dos países latinos em relação à potência americana vista pelos latinos, buscar analisar as decisões de países como a Venezuela de Hugo Chávez e a Bolívia de Evo Morales.
Escrever sobre os EUA nas suas relações com a América Latina é preciso ter muito cuidado com as fontes, uma vez que a literatura desenvolvida pelos países capitalista se apresentam com mais facilidade, assim como nos diz James Petras, que os teóricos do capitalismo tem a maquina produtiva a seu favor, dessa forma as produções desenvolvidas para esse fim chegam com mais facilidade em todos os mercados do planeta. Entrar em contato com o discurso dos latinos americanos é uma oportunidade de ouvir suas perspectivas para a América em enfrente as relações com os EUA.
A expansão americana na América não é recente, entretanto sua artilharia de guerra chega à America assim como já chegou a muitos lugares do mundo, de forma ainda disfarçada ou porque não dizer por meio da terceira via, ou seja, buscam um fato como na Colômbia com a proposta de acabar com o narcotráfico instalou bases militares naquele país, o plano Colômbia é bem mais que uma simples