ATIVIDADE AM RICA LATINA
UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ-UFPI
POLO DE AVELINO LOPES
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA FILOSOFIA NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA
CURSO: LICENCIATURA EM FILOSOFIA
ACÂDEMICA: CARLEIDE RIBEIRO DE SOUSA
TUTOR A DISTÂNCIA: JOÃO BATISTA FARIA JUNIOR E REGINA CELIS ALMEIDA MARREIROS m ATIVIDADES I
Quais as principais características do Ecletismo, do Positivismo e da
Escola de Recife? ecletismo é um método que consiste em reunir teses de sistemas diversos. É uma posição intelectual ou moral, caracterizada pela escolha entre diversas formas de opinião, sem seguir uma linha rígida de pensamento. Uma pessoa eclética é aquela que possui várias linhas de pensamentos, que seu gosto varia, não se restringe a apenas uma determinada opinião, é aquele que gosta de diversas comidas muito diferentes. Também gosta de praticar atividades totalmente opostas, como um show de rock e um show de pagode, por exemplo.
Um indivíduo eclético não se prende a nada, é uma pessoa que gosta de tudo, tem interesses e preferências muito diversificadas, sem se importar com o que as outras pessoas possam pensar. Essa pessoa não segue um sistema em particular, mas seleciona e utiliza aqueles que são os melhores elementos de todos os sistemas.
Características do positivismo: Iniciando no século XIX, o positivismo é um conceito que abrange vários significados, englobando visões filosóficas e científicas do século XIX e também do século seguinte. Auguste Comte foi quem deu o ponto de partida para esse novo conceito e muitos de seus ensinamentos ainda prevalecem válidos até o presente tempo. Para Auguste Comte, o Positivismo era uma doutrina de característica sociológica, filosófica e política que surgiu como desenvolvimento sociológico do Iluminismo, das crises sociais e morais do fim da Idade Média e do surgimento da sociedade da indústria, que foi marcado com a Revolução Francesa. O Positivismo de Comte consistia na observação dos fenômenos, se opondo ao