Am Exercicios
Disciplina: Aplicações e Acionamento de Máquinas
Prof. Luiz Bizerra de Aguiar
Data: 20/02/2014 Aluno:..................................................................
Exercícios 1
1) Apresentar, de forma geral, os tipos de máquinas elétricas rotativas, explicando brevemente a função de cada uma delas. Indicar em cãs uma delas onde ficam localizados o sistemas de excitação e a armadura.
2) Apresentar os circuitos equivalentes básicos para os diferentes tipos de máquinas.
3) Esboçar as curvas características conjugado x ângulo de uma máquina síncrona, para polos lisos e polos salientes, e explicar seus significados.
4) Apresentar as curvas características de uma máquina síncrona em vazio e em curto circuito e dizer seus significados.
5) Apresentar os esquemas básicos das máquinas de corrente contínua com os diferentes tipos de excitação.
6) Apresentar as curvas características típicas das máquinas CC correspondentes a tensão x corrente e velocidade x torque.
7) Um motor síncrono trifásico de 60 Hz, tem uma tensão de linha de 460 V nos terminais e uma potência 100 kW com fator de potência 0,95 indutivo, com a corrente de campo 47 A. A reatância síncrona da máquina é 1,68 Ω. Calcular a tensão gerada e a indutância entre o campo e armadura e a potência elétrica de entrada de entrada?
8) Um gerador síncrono de 100 MVA apresenta reatância de eixo direto igual a 1,0 pu e uma reatância de eixo transverso igual a 0,6 pu. A tensão gerada é igual 1,0 pu. Se a tensão terminal é controlada em 1,0 pu e o ângulo de carga é 300 , qual a potência fornecida pela máquina? Qual seria essa potência se o rotor fosse cilíndrico?
9) Um gerador síncrono de 10 MVA apresenta reatância síncrona 1,0 pu. A tensão gerada é igual 1,1 pu e a tensão terminal é 1,0 pu. Qual a potência máxima que essa máquina pode fornecer? Qual o ângulo de carga quando a potência fornecida for 50% da máxima?
10) Um motor de