alzira soriano
Em 1928, o governador do Rio Grande do Norte, Juvenal Lamartine, conseguiu uma alteração na lei eleitoral dando o direito de voto às mulheres. Elas foram às ruas pela primeira vez, mas seus votos foram anulados.
O mesmo ano foi marcante também por um outro motivo, Alzira Soriano de Souza foi eleita prefeita de Lajes (RN), pelo Partido Republicano. Ela não só entrou para a história do Brasil, como da América Latina, por ser a primeira mulher escolhida para ocupar um cargo eletivo.
1ª Prefeita Eleita na América Latina.
Luíza Alzira Teixeira de Vasconcelos se casou com o Dr. Thomaz Soriano de Souza Filho, natural de Alagoas, filho de Thomaz Soriano de Souza e Francisca Malta Soriano de Souza. Alzira foi a primeira mulher eleita prefeita na América Latina, cargo ocupado de 1929 a 1930 no município de Lajes – RN.
Alzira Soriano.
Luíza Alzira Teixeira Soriano nasceu em Jardim de Angicos – RN, no dia 29 de abril de 1896; e casou-se em abril de 1914. Teve quatro filhas: Sônia, Ismênia, Maria do Céu que faleceu antes de completar um mês, e Ivonilde que residia na casa que sua mãe nasceu.
Alzira ao lado de suas filhas Sônia, Ismênia e Ivonilde.
152 Seu esposo, Dr. Soriano, bacharelou-se em direito em 1908, no Recife – PE, e em 1912 era promotor na comarca de Ceará-Mirim. No período, Jardim de Angicos era Termo daquela Comarca, sendo ele destacado para este município. No ano seguinte, estava de volta à sede da Comarca. Faleceu em janeiro de 1919, deixando Alzira com suas filhas que as criou com seu próprio suor.
Dr. Tomaz Soriano e sua mãe, Francisca Malta.
153Suas filhas se casaram: Sônia Soriano com Antônio Mota, natural do estado de Alagoas, nasceram Ricardo Antônio e Marco Antônio Mota; Ismênia se casou com Rui Lago e nasceu José Lago que foi jornalista, Thomaz Soriano Neto e Rui Lago Filho.
Ismênia e Rui Lago.
Dona Ivonilde Soriano, a caçula, que morava na casa em que sua mãe nasceu, na cidade de Jardim de Angicos, se casou