acne
Dentre as variadas enfermidades cutâneas, as principais e mais buscadas por tratamento em centros de estéticas estão a acne (campeã de buscas) e linhas de expressões, sinais ou retardo do envelhecimento da pele.
Os sinais ou manchas, levam a um segmento não só estético, pois podem se tratar de doenças que necessitam um acompanhamento clinico, como são os casos da psoríase e do câncer de pele.
A Acne, como já citada em atividade anterior, é a inflamação crônica da pele, que acomete principalmente na fase da puberdade e o gênero masculino. Causa problemas sociais e psicológicos e pode estar associada a hereditariedade. Tem como agente causador o Propionebacterium acne.
É classificada em graus que vai de 1 a 5, conforme intensidade: Grau 1 - comediana Grau 2 - pápulo-postulosa Grau 3 - nódulo-cística
Grau 4 - conglobata
Grau 5 - fulminante Outros tipos são rosácea e acne na mulher adulta.
Os mecanismos fisiológicos predisponentes são produção elevada de sebo pelas glândulas sebáceas, hiperqueratinização folicular e colonização bacteriana.
Transtornos hormonais, alimentação não saudável e falta de higienização são os principais fatores predisponentes.
A Psoríase é uma doença eritemato-escamosa ou pápulo-escamosa comum de causa desconhecida, comum em ambos os sexos, geneticamente transmissível. Não tem cura, ela “vai e volta” durante a vida. Conhecida por formar placas descamativas.
Afeta sempre pele, cabelo e unhas. Está relacionada ao estresse, que pode precipitar o quadro.
Existem 7 tipos em placa, gutata, pustular localizada, inversa, postular generalizada, eritrodermica e doença ungueal.
O câncer de pele tem como principal etiologia a exposição