qualidade
Para suprir a crescente expectativa dos consumidores em relação à qualidade dos produtos e serviços, as organizações precisam investir, cada vez mais, em sistemas de gestão de qualidade a fim de garantir sua permanência no mercado. A economia global apresenta uma nova ordem, onde as empresas do mundo inteiro competem acirradamente numa busca pelos clientes, a fim de ampliar a remuneração do capital. Neste contexto, a competitividade é condição básica de sobrevivência, sujeitando as empresas a adaptarem-se às mudanças impostas pelo mercado. O mercado consumidor brasileiro está cada vez mais exigente quanto à qualidade dos produtos e serviços, levando as empresas a elevar os níveis de desempenho através da implantação de programas de melhoria da qualidade e produtividade. A maioria dos diretores das organizações concordam que para responder às crescentes demandas de seus clientes e do mercado, suas companhias dependem diretamente do conhecimento e clareza de seus colaboradores sobre suas responsabilidades, processos e procedimentos.
2. Passo 2
Passo 2 (Equipe)
Debatam os materiais lidos e escrevam um texto sobre:
“A importância da Ferramenta de Qualidade e do Método PDCA”.
Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo as necessidades do cliente. Portanto, em outros termos pode-se dizer: projeto perfeito, sem defeitos, baixo custo, segurança do cliente, entrega no prazo certo no local certo e na quantidade certa. O verdadeiro critério da boa qualidade é a preferência do consumidor.
O controle de qualidade total é um novo modelo gerencial centrado no controle do processo, tendo como meta a satisfaço das necessidades das pessoas. A participação das pessoas não é conseguida pôr exortação, mas pôr educação e treinamento na prática do controle da qualidade. O controle da qualidade é abordado com três objetivos:
I. planejar a qualidade desejada