Alzheimer
Causas,sintomas e tratamentos
O QUE É ALZHEIMER?
Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa, provoca a perda progressiva das funções cerebrais. Reduz a capacidade de trabalho, relação social, interferindo no comportamento e personalidade. Causa perdas de memória, linguagem, da razão e da habilidade de cuidar de si próprio. Normalmente atingi a população de idade mas avançada, mas a casos de pacientes com 40 anos que já sofrem de Alzheimer. Nesses pacientes a substância Acetilcolina está reduzida.
CAUSAS
Não se sabe a causa especifica dessa doença.Há casos de uma predisposição genética, nesse caso pode se desenvolver precocemente aos 50 anos.
Artigos levantam a hipótese de que algum vírus e a deficiência de certas enzimas e proteínas estejam envolvidos na etiologia da doença. Mas não e nada comprovado, são apenas teses.
Estágios e Sintomas do Alzheimer
Estágio I (Inicial) : alterações na memória, personalidade e habilidades espaciais e visuais;
Estágio II (Moderada): dificuldade para falar, realizar tarefas simples e coordenar movimentos; agitação e insônia;
Estágio III (Grave): resistência à execução de tarefas diárias, incontinência urinária e fecal, dificuldade para comer, deficiência motora progressiva;
Estágio IV (Terminal) : restrição ao leito, mutismo ( ausência de linguagem ), dor à deglutição, infecções intercorrentes.
DIAGNÓSTICO
Não há um teste diagnóstico definitivo para a doença de Alzheimer. A doença só pode ser realmente diagnosticada na autopsia.
TRATAMENTO
Tratamento Farmacológico: Geralmente, usam medicações que inibam a degradação da acetilcolina, são a rivastigmina, a donepezila e a galantamina (conhecidas como inibidores da acetilcolinesterase ou anticolinesterásicos).
A resposta esperada com o uso dessas medicações é uma melhora inicial dos sintomas, que será perdida com a progressão da doença, mas há evidências de que essas drogas podem estabilizar parcialmente essa progressão, de modo que a evolução torne-se