alzheimer
E.E.M. Julia Alenquer Fontenele. JAF
Área: Ciências da natureza
Disciplina: Biologia - 3°ano F
Professor(a): Kelly Lopes
Equipe: Daniele Câmara (n°9)
Gabriela Miranda (n°14)
Betrus Câmara (n°30)
Doença de Alzheimer
Trabalho apresentado
Como requisito para
Obtenção da nota de
Ap2 sob orientação
Da professora Kelly
Lopes.
Pindoretama- CE
2014
Doença de Alzheimer
Introdução: Ao descrever em um artigo, sobre um caso peculiar da paciente Auguste D., Alois Alzheimer em 1906 descreveu achados clínicos e anatomopatológicos, em que as células celebrais morrem. Essa doença atinge a 1,2 milhão de brasileiros. No mundo acomete 35,6 milhões de pessoas. Estima-se que chegue a 65,7 milhões em 2030 e a 115,4 milhões em 2050. Nos países desenvolvidos, 58% da população apresenta Alzheimer, esse percentual atingirá os 72% em 2050.
Desenvolvimento: É uma doença neurodegenerativa, em que os pacientes não tem mais controle das funções cognitivas(memória, orientação, atenção e linguagem) e não cognitivas. Retenção de memórias recentes, adquirir novos conhecimentos, fazer cálculos numéricos e julgamento de valor, manter-se alerta, desmotivação, apatia, agressividade, isolamento são alguns dos sintomas e características da Doença de Alzheimer. Apesar de não haver cura, há tratamento com medicamentos e sem medicamentos.
Conclusão: Alzheimer é uma doença incurável, mas os pesquisadores se mostram empenhados e otimistas, em tentar achar uma forma de prevenção, e de tratamento eficaz.
Referências bibliográficas: http://aems.edu.br/iniciacao-cientifica/download/38e1dce891.pdf http://drauziovarella.com.br/envelhecimento/doenca-de-alzheimer/ http://www.doencadealzheimer.com.brindex.ph?modulo=pacientes_alz&id_mat=1
Mulher-idosa-alzheimer-20132005-size-598.jpg
Veja.abril.com.br , www.istoe.com.br
Alzheimer_div292.jpg , anapal.unicamp.br
Alzheimer3++.jpg
www.ghente.org