Psicomotricidade
Inicialmente vou trazer alguns problemas que podem ser causados pela má utilização dos estímulos da psicomotricidade, por exemplo deve ser levado em consideração tanto quanto físico da criança o seu emocional e seus sentimentos, um esquema corporal mal estruturado pode ser determinante durante o desenvolvimento da criança causando desajeitamento e falta de coordenação para realizar determinadas atividades, isso trará criança insegurança e algumas reações negativas: mal humor, agressividade, apatia afetando a motricidade que será manifestada através de comportamento negativo.
A psicomotricidade é de extrema importância para a educação e para o desenvolvimento cognitivo, físico e afetivo da criança. O esquema corporal é um dos elementos básicos para a formação da personalidade na criança. É uma representação relativamente científica, global e um pouco diferenciada daquilo que as crianças tem de seu próprio corpo. A própria criança percebe as pessoas e as coisas que a cercam, em função de sua pessoa acreditando ser o centro.
Hurtado (1991) no dicionário de psicomotricidade, define esquema corporal como elemento básico indispensável na criança para construção de sua personalidade. É a representação mais ou menos global, mais ou menos específica e diferenciada que ela apresenta do seu próprio corpo. Para Jean LeBouch (1986), o esquema corporal é a organização das sensações relativas ao seu próprio corpo em relação com os dados do mundo exterior.
A pessoa que trabalha a psicomotricidade na