Alzheimer
A Doença de Alzheimer é uma doença que acomete não apenas o paciente, mas afeta todas as pessoas que o cercam, familiares e cuidadores. Sabemos que a melhor forma de lidar com essa doença é a informação em todos os níveis. Atualmente, a ausência de um exame único para o diagnóstico da doença pode trazer alguma dificuldade no diagnóstico, principalmente em fases mais iniciais da doença. Algumas vezes, as fases iniciais da doença têm sido consideradas como próprias do envelhecimento normal, o que têm atrasado o acesso dos pacientes aos medicamentos específicos. Alterações de humor da doença, como depressão e alterações de personalidade podem ser mal diagnosticadas como apenas depressão, também atrasando um diagnóstico de demência. As alterações de comportamento podem aumentar a carga de stress do familiar e do cuidador, fazendo com que as dificuldades se tornem ainda maiores do que já são.
O que é a doença de Alzheimer?
A doença de Alzheimer é uma doença do cérebro (morte das células cerebrais e consequente atrofia do cérebro), progressiva e irreversível. Começa por atingir a memória e, progressivamente, as outras funções mentais, acabando por determinar a completa ausência de autonomia dos doentes. É uma doença muito relacionada com a idade, afetando as pessoas com mais de 50 anos. A estimativa de vida para os pacientes situa-se entre os 2 e os 15 anos.
Quais são os sintomas?
Pequenos esquecimentos, que vão se agravando gradualmente, ficam confusos, agressivos, apresentam alteração da personalidade com distúrbios de conduta, não reconhecem os próprios familiares e até a si mesmos quando colocados frente a um espelho, têm dificuldades de locomoção, a comunicação se inviabiliza e passam a necessitar de cuidados e supervisão integral, até mesmo para as atividades elementares do cotidiano como alimentação, higiene, vestimenta, entre outros.
Qual é a causa da doença de Alzheimer?
A causa da doença de Alzheimer ainda não está determinada.