Endodontia
O preparo biomecânico tem como finalidade o esvaziamento e limpeza, promovendo a desinfecção do canal radicular, a modelagem, confecção do batente apical e aumento da conicidade, promovendo permeabilidade dentinária, que permite maior difusibilidade de medicação e retenção da obturação (ESTRELA, 2004).
O tratamento endodôntico possibilita a eliminação de microorganismos do canal radicular, principalmente em situações de polpas necrosadas. Para a eliminação de micro-organismos residentes, o preparo biomecânico constitui uma das fases mais importante no controle da infecção endodôntica, e em ação conjunta com as soluções irrigantes e as medicações intracanais, oferecem condições significantes e capazes de alterar a microbiota situada no canal radicular (LEONARDO, 205).
2.DESCRIÇÃO DO CASO CLÍNICO
Paciente do prontuário 34738 procurou a clínica de endodontia da Faculdade NOVAFAPI relatando dor de dente (segundo pré-molar inferior esquerdo - 35)
Apresentava dor localizada, espontânea, de longa duração, contínua e moderada.
O dente apresentava estrutura dentária cariada, coloração dentária modificada, tecidual normal, sem presença de edema e fístula.
Nos testes semiotécnicos apresentou dor a palpação coronária e periapical, estímulo ao teste de frio , e dor a percussão vertical e horizontal.
Radiograficamente, apresentava a câmara pulpar cariada, canal radicular normal e região periapical normal.
Com base nestes resultados, diagnosticou-se PULPITE IRREVERSÍVEL.
Tratamento indicado para o caso foi biopulpectomia.
SEQUENCIA OPERATÓRIA - CIRURGIA DE ACESSO - INSTRUMENTAÇÃO - CURATIVO DE DEMORA – OBTURAÇÃO
Inicialmente foi realizada profilaxia do 35 com pasta profilática
Foi realizada anestesia troncular dos nervos alveolar inferior, lingual e bucal, com mepivacaína 2% com adrenalina 1:100.000.
Abertura coronária com broca esférica diamantada 1012 com inclinação de 45 % do terço médio do dente, a forma de conveniência escolhida foi