Endodontia
Um olhar discente no ensino da Endodontia.
SOUZA,N. T. ; JÚNIOR, A.; CARVALHO,C.; SASSONE, L.;VERAS, E. & RAMOS,M.E.
Faculdade de Odontologia- Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E-mail: nathielmann@gmail.com
nos anos de 2010-1 (16 alunos) e 2011-2 (25 alunos) e estavam matriculados na Disciplina de Endodontia I. Os questionários eram informatizados, Introdução: As Instituições de Ensino Superior (IES) da área da Saúde geraram mudanças significativas nos últimos anos, especialmente em relação ao ensino de graduação. Para apoiar estas atitudes, os Ministérios da Saúde (MS) e da Educação (ME) promoveram políticas públicas que demonstraram uma valorização na reformulação e re-condução da formação dos futuros profissionais.
Objetivo:
Foi objetivo desde trabalho obter uma avaliação discente do ensino da especialidade Endodontia, em um curso de graduação.
Material e Método: Foram utilizados neste trabalho 41 questionários, respondidos por alunos de graduação que cursaram o 50 período, sem identificação e com perguntas fechadas. O aluno só poderia escolher uma resposta entre as opções. As questões abordadas foram:
1- “Você considera esta disciplina importante para a sua formação?” Resposta: SIM – NÃO - SEM OPINIÃO
2-” A carga horária atribuída é adequada?”
Resposta: SIM – NÃO - SEM OPINIÃO
3-“ Há integração desta disciplina com as demais do curso?”
Resposta: SIM – NÃO - SEM OPINIÃO
4- “Qual a sua avaliação global para esta disciplina?”
Resposta: ÓTIMO – BOM – REGULAR - PÉSSIMO
Resultados:
Os resultados demonstraram que 40 (98%) alunos consideravam esta disciplina importante para a sua formação e somente 1(2%) aluno disse que não. Em relação à carga horária atribuída a disciplina ser adequada ou não, foram observados os seguintes resultados: 31(76%) alunos responderam que “sim” e 10(24%) alunos que “não”. Quando foi avaliada a integração desta disciplina com as demais do