Alvos J Ssica
Curso de Geofísica
Métodos geoelétricos
Projeto de metodologias de geoeletricidade
Jéssica Nascimento de Lima
Caçapava do Sul
10 de maio de 2015
Introdução
Os métodos geoelétricos se destaca entre os métodos geofísicos de prospecção, quando se quer investigar estruturas geológicas da parte superior da crosta terrestre. O grupo do método geoelétricos é muito amplo, sendo os principais o método da eletrorresistividade, polarização induzida, potencial espontâneo, radar de penetração e eletromagnéticos.
Esse trabalho tem por objetivo investigar alvos desejados a partir de prospecção geoeletrica, levando em conta a profundidade, espessura, corpo encaixante e o material que o compõe. Pois o estudo preliminar sobre o campo ajuda no posicionamento e distribuição espacial correta dos eletrodos AB quanto MN, adquirindo uma boa resolução nos dados.
A área de estudo foi limitada em uma extensão horizontal de 3.939 metros e verticalmente há 30 metros. Sendo que os as obras civis ficaram a 1km da área industrial, onde há contaminação do solo, uma área de captação de solo há 340m das obras civis, um contato entre as camadas sedimentares e o embasamento cristalino há 135 m da área industrial e uma falha geológica sobre o embasamento a aproximadamente 270m da área da área industrial. Conforme ilustrado na figura abaixo.
Figura 1-Croqui dos alvos e condições que se aplicam.
1. Método
Neste projeto fui utilizado o método de sondagem elétrica vertical(SEV) e caminhamento elétrico. Os alvos foram separados de modo a obedecer a escala horizontal e vertical,
1:30300 e 1:610 respectivamente.
Para os alvos A1, A2, A3, A4 ,A5 e A6 foram atribuídos as seguintes profundidades respectivamente, 23m, 8,57m, 7,95m, 3,67, 20m e 24,5m . Para cada alvo foi atribuído um método geoelétrico.
1.0.
Método Utilizado para os alvos
A1) No primeiro caso a SEV seria o melhor método, pois se trata de camadas sedimentares plano paralelas, onde se