alvenaria
Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades unidas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos (de cerâmica, de vidro ou de concreto e pedras. O termo alvenaria vem de alvenel ou alvanel - pedreiro de alvenaria -, do árabe al-banná.
Fala-se alvenaria insossa à construção com pedras justapostas sem argamassa, e alvenaria gorda à alvenaria cuja argamassa é feita com abundância da cal em contraposição àalvenaria magra cuja argamassa é feita com pouca cal ou cimento.
A alvenaria pode servir tanto como vedação como estrutura de uma edificação. Neste segundo caso, assume o nome de alvenaria estrutural.
A alvenaria é comumente usada em paredes de edifícios, muros de arrimo e monumentos. Os blocos mais comuns são os cerâmicos e os de concreto . Os blocos cerâmicos (também conhecidos como tijolos podem ser maciços ou vazados. Os blocos de concreto são sempre vazados.
Vedação e Conforto.
A alvenaria, numa edificação, pode ter função estrutural, ou seja, suportar cargas como o peso do telhado, lajes etc., ou apenas função de vedação. Nos dois casos desempenha, ainda, papel fundamental no que diz respeito ao conforto térmico e conforto acústico nos ambientes da edificação. A quantidade de calor e ruído que pode ser transmitida através das paredes está intimamente ligada à espessura delas e ao tipo de material utilizado na sua execução.
Cada tipo de tijolo ou bloco tem um desempenho diferente no que refere a esses itens de conforto. Assim, a escolha do material: tijolos maciços, blocos de concreto, tijolos cerâmicos, tijolos de solo-cimento, etc., deve ser criteriosa. As Normas Brasileiras definem as características que tais produtos devem apresentar, tais como: dimensões, resistência, níveis de absorção de água, etc.
Deve ser exigido dos fornecedores o