Alvenaria
A alvenaria é a construção de estrutures e de paredes recorrendo a unidades unidas entre si por argamassa. Estas unidades podem constar de blocos( de betão, vidro ou cerâmica) e de pedras. O termo alvenaria é derivada de “alvenel” ou “alvanel”, que quer dizer pedreiro de alvenaria, com raízes na designação árabe al-banná.
A alvenaria é muito antiga, foi iniciada com as primeiras civilizações, cerca de 9000 a 7000 a.C, tendo assim surgido como uma técnica de construção. O inicio de seu conceito (colocar uma pedra sobre a outra) que permitiu a sobrevivência dos recém-sendentários, naturalmente que perfeiçoando materiais e tecnologias ao longo do tempo. A pedra, o tijolo de barro seco, a cal, o saibro, o betume, o gesso, entre outros, constituem materiais que os mais recentes aço e betão forma deixando para trás. Com isso, o interesse da comunidade técnica pela alvenaria entrou em decadência.
Atualmente as utilizações mais comuns da alvenaria, prendem-se com paredes de edifícios, muros a monumentos, sendo os blocos mais vulgares de cerâmicas e de betão. Os trabalhos de alvenaria, com os respectivos revestimentos, correspondem a cerca de 15 por cento do valor total de uma obra de construção. Não obstante este peso, a fraca qualidade dos matérias empregues, incorrecções ao nível da concepção e deficiências na execução, sõ responsáveis por uma média de 25 por cento das anomalias nas edificações. Trata-se de desempenhos não compatíveis com a importância funcional e econômica da alvenaria.
http://www.ruadireita.com/servicos-construcao/info/alvenaria-um-servico-de-construcao-civil-com-10-000-anos/
2. Objetivo
Este trabalho tem a proposta de abordar com detalhes e de forma aprofundada a definição na Alvenaria nesses mais de 10 000 anos de historia, abortando seu surgimento, sua utilização e sua importância na construção civil, matérias usados em sua formação que antigamente era definido pela utilização de pedra sobre pedra, e que hoje ocorreu um