Alvenaria
A Alvenaria Estrutural é um sistema construtivo racionalizado, no qual os elementos que desempenham a função estrutural são de alvenaria, projetados segundo modelos matemáticos pré-estabelecidos.
Em função da presença ou não de armaduras, a alvenaria pode ser classificada como armada, parcialmente armada ou não armada.
Em função do tipo de material empregado, ela pode ser de concreto, cerâmica ou sílico-calcária. Conforme o tipo da unidade utilizada, poderá ser de blocos ou de tijolos.
Na Alvenaria Estrutural elimina-se a estrutura convencional, o que conduz a importante simplificação do processo construtivo, reduzindo etapas e mão-de-obra, com conseqüente redução do tempo de execução e principalmente de custos envolvidos.
Quando de blocos, é possível a aplicação da técnica de coordenação modular, que implica em estabelecer todas as dimensões da obra como múltiplo da unidade básica. Dessa forma são evitados cortes, desperdícios e improvisações.
Funções:
Resistir às cargas de ventos e/ou outros efeitos – alvenaria estrutural -, às solicitações das tentativas de intrusão, sem que a segurança de seus ocupantes seja prejudicada.
Resistir à impactos sem manifestar sinais de ruídos.
Resistir à ação do fogo, não contribuir para início de incêndio, nem para a propagação da chama, nem para a produção de gases tóxicos.
Isolar acusticamente os ambientes.
Contribuir para a manutenção do conforto térmico no inverno e no verão.
Impedir a entrada de ar e de chuva no interior dos ambientes Atualmente, podemos definir alvenaria como conjunto coeso e rígido conformado em obra, de tijolos ou blocos (unidades de alvenaria) unidos entre si por argamassa.
A alvenaria moderna de blocos industrializados, portanto, pode ser definida por construções formadas por blocos industrializados de diversos materiais, suscetíveis de serem projetadas para resistirem a esforços de compressão única, ou ainda, a uma