serviço social
Porém no decorrer da década de 1960 do século passado, o país passa por uma crise no modelo de governo populista, gerando uma instabilidade política no governo de João Goulart, conhecido popularmente por Jango (1961-1964). Também nessa década, houve uma intensa organização política da classe trabalhadora dando origem há diversos movimentos sociais, causando preocupação às classes dominantes que temiam um golpe comunista.
De um lado, a esquerda considerava que as medidas de Jango eram insuficientes para alterar o quadro social do país, e do outro lado, a direita o acusava de corrupto, e de que ele ia prepara um golpe de Estado, conduzindo o país ao regime comunista. O governo percebeu que precisava do apoio popular para defender o seu programa de reformas, onde no dia 13 de março de 1964 realiza, no Rio de Janeiro, o “Comício das Reformas”, anunciando mudanças na estrutura agrária, econômica, educacional, entre outras.
Os conservadores responderam contra as intenções de João Goulart organizando uma manifestação conhecida como Marcha da família com Deus pela Liberdade, tendo a participação de milhares de pessoas. Os militares se organizarão em uma