Alvenaria estrutural e o meio ambiente
Introdução
A construção civil é responsável pelo consumo de entre 15 e 50% dos recursos naturais extraídos, 66% de toda a madeira extraída, 40% da energia consumida e 16% da água potável.
Neste tópico mostraremos as vantagens do uso da Alvenaria Estrutural na construção civil em relação ao meio ambiente.
A Alvenaria Estrutural deixou de ser apenas uma solução para construções habitacionais populares e passa a ser referência nas construções sustentáveis, devido à economia dos recursos naturais e diminuição de resíduos e entulhos no processo construtivo. Sustentabilidade na construção
O conceito real de Sustentabilidade em uma construção vem da busca, adoção e utilização de conceitos, técnicas e emprego de materiais, que causem menos impacto ambiental e sejam menos agressivos ao meio ambiente.
Uma Construção Sustentável na verdade começa já em seu berço, na Concepção do Projeto Arquitetônico, passando pelo escolha dos métodos construtivos até os materiais empregados e de revestimento utilizados.
A compra dos materiais deve ser criteriosa, desde o desenvolvimento dos fornecedores, um exemplo:
70% da madeira consumida em geral no Brasil vêem de Florestas Nativas, 80% dessa madeira e extraída irregularmente, portanto todos os produtos e subprodutos desta madeira são de origem Nativa e resultado de Desmatamento, senso assim o emprego de qualquer material de procedência ou origem duvidosa, já desclassifica a Sustentabilidade de uma Construção.
Entre todos os setores a Indústria da Construção é a que mais gera resíduo. Obras mal planejadas, mão de obra desqualificada, escolha errada de matérias, armazenamento inadequado dos insumos, desperdício.
Para reduzir este impacto até mesmo pequenas estratégias, passam a trazer grandes resultados.
Desde a concepção até seu acabamento, uma Construção Sustentável deve prever alguns conceitos básicos: