Alvenaria Estrutural
A Tecnologia na Indústria da construção civil vem cada vez se evoluindo com seus novos métodos e técnicas construtiva, uma dessa evolução é a Alvenaria Estrutural já sendo utilizada a milhões de anos em todo o mundo. A alvenaria Estrutural de Bloco de Concreto é um marco nas pequenas e grandes construções horizontal e vertical em todo o Brasil, embora tendo limite construtivo principalmente nos prédio vertical. A alvenaria estrutural, impulsionada pelo déficit habitacional nacional brasileiro e por ser um sistema considerado como de baixo custo, apresenta grande potencial de crescimento de seu uso. Seu constante desenvolvimento torna-se, então, importante para torná-la competitiva, confiável e econômica. O sistema construtivo com bloco de Concreto Estrutural é uma alternativa viável na redução de custo, sustentabilidade e principalmente menos agressão ao Meio Ambiente. Segundo a ABNT NBR10837(1989), define- se alvenaria estrutural armada de blocos de concreto vazado como sendo:
“Aquela construídas com blocos vazados de concreto, assentado com argamassa na qual, certas cavidades são preenchidas com graute, contendo armaduras envolvidas o suficiente para absorver os esforços calculados, além daquelas armaduras com finalidade construtiva ou de amarração. ”
Este trabalho buscou realizar um estudo sobre a alvenaria estrutural, como avaliar esse tipo de sistema construtivo e seus componentes (blocos estruturais), analisando a tecnologia, comparativo de custos, riscos e visando impactos ambientais e sustentabilidade.
2. Conceitos básicos
Segundo Prudêncio Jr. (2002), alvenaria estrutural é um tipo de estrutura em que as paredes são elementos portantes compostos por unidade de alvenaria, unidos por juntas de argamassa capazes de resistirem a outras cargas além do seu peso próprio e devem apresentar basicamente as seguintes funções:
Resistência às forças do vento;
Resistência a cargas verticais;
Apresentar bom