Alvenaria pet
ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
ESTUDO DAS QUALIDADES TÉRMICAS DE ALVENARIA DE VEDAÇÃO COM USO DE GARRAFAS PET
Gabriel
Carlos
GOIÂNIA – GOIÁS
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 PROBLEMA 5
3 JUSTIFICATIVA 6
4 HIPÓTESE 7
5 OBJETIVO 8 5.1 OBJETIVO GERAL 8 5.2 OBJETIVO SECUNDÁRIO 8
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1- INTRODUÇÃO
O processo de desenvolvimento tecnológico e industrial da sociedade, em busca de melhores condições de vida, traz consigo a degradação do meio ambiente.
Atualmente, esse processo configura-se de maneira insustentável, visto que os recursos naturais são finitos e a necessidade do homem por esses recursos é crescente. Naturalmente, a produção de lixo também aumenta, sendo que a maior parte desse lixo é destinado e processado de maneira incorreta, gerando altos níveis de poluição. Poluição é “a degradação da qualidade ambiental resultantes das atividades que direta ou indiretamente prejudiquem a saúde, a segurança e o bem estar da população, criem condições adversas às atividades sociais e econômicas, afetem desfavoravelmente a biota, afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente, e lancem materiais ou energia em desacordo com o padrões ambientais estabelecidos”. (IBGE, Vocabulário Básico de Recursos Naturais e Meio Ambiente). Um material comumente encontrado no lixo urbano é a garrafa PET, (poli(tereftalato de etileno)), um termoplástico tradicionalmente empregado como embalagem para produtos alimentícios, devido á várias das suas qualidades físico-químicas. O descarte inadequado desse material, ou seja, em rios, lagos e terrenos é agressivo ao meio ambiente, já que apresenta uma decomposição muito lenta, cerca de 500 anos.
Essa pesquisa, então, visa empregar além do conceito de sustentabilidade na construção civil, ao empregar garrafas PET na alvenaria convencional de vedação, como