Alvará, certidão e requerimento
É um documento que unifica um direito nele contido em nome do titular, dotado de fé pública, uma vez que foi remetido por uma autoridade legítima.
Ele é utilizado para autorizar o levantamento de um valor ou autorizar uma atividade, o título constitui prova da existência de um direito válido e legítimo.
ESTRUTURA
1. Vocativo;
2. Texto (dados de identificação);
3. Pedido (requerimento e justificativa);
4. Fecho;
5. Local e Data;
6. Assinatura;
CERTIDÃO
A certidão é um documento no qual o oficial do cartório assegura que o registro encontra-se devidamente lavrado nos livros sob sua responsabilidade Independente de despacho judicial e dando fé pública ao mesmo. Neste documento constar informações sobre o ato (nascimento, casamento ou óbito).
ESTRUTURA
A estrutura da certidão constitui-se de um timbre e, abaixo disso, segue um número de matricula. Acompanhando estes elementos, virá um texto contendo algumas observações sobre a matéria ou individuo certificado. Por último terá um fecho, local e data (por extenso) e, a assinatura. Em casos de certidão de nascimento ou óbito, poderão aparecer elementos como: filiação, hora e data e local do ocorrido, sexo etc.
ORDEM DE SERVIÇO
Trata-se de um contrato em curto prazo entre o fornecedor de serviços e o contratante de serviços, onde os serviços a serem realizados são especificados em uma ordem e para o qual o faturamento relacionado ao recurso é executado na conclusão.
ESTRUTURA
Uma ordem de serviço deve ser estruturada de maneira que contenha o nome do órgão emissor da ordem de serviço, o número do documento e o ano. Deverá conter um título referindo-se ao supervisor administrativo, um texto, a data e, por fim, a assinatura do supervisor administrativo e a explicitação de que executa tal cargo.
MODELOS
Serviço Público Federal
Fundação Universidade Federal do Rio Grande
Campus Carreiros - Rio Grande - Caixa Postal 1006
CEP 96015 - 220 - Rio Grande - Rio Grande Do Sul
Tel.