Alvar Aalto
Arquiteto finlandês, Alvar Aalto tem mais 300 projetos em sua carreira, dentre quais, 200 foram realizados. Suas principais obras englobam prédios públicos, centros culturais, hospitais, igrejas, edifícios corporativos e complexos residenciais. Além do eixo da construção, Alvar trabalhava em móveis, tecidos e cristais.
Biblioteca municipal de Viipuri
Inicialmente situada na Finlândia, a biblioteca municipal de Viipuri foi construída entre 1933 e 1935 e é uma das primeiras obras do modernismo regional. Neste prédio, que é venerado por muitos arquitetos do mundo todo, a madeira foi incorporada com sabedoria aos matérias mais usados pelos modernistas, como o cimento, aço, vidro e estuque.
Durante alguns anos o prédio viveu a degradação de uma guerra, e já em posse da união soviética, foi alvo de planos não concretizados para uma restauração. Durante dez anos permaneceu vazia, aumentando ainda mais a sua degradação, incluindo a destruição de um auditório, que tinha teto todo ondulado, que segundo Alvar Aaltofoi baseada em estudos acústicos.
O edifício encontra-se hoje nomeado como Biblioteca Municipal Nadezhda Krupskayae é incluído na lista de objetos de valor histórico e cultural da Federação Russa . Foram nomeadas comissões russas e finlandesas para promover o restauro do edifício, que tem vindo a ser levado a cabo lentamente, ao mesmo tempo que a biblioteca continua aberta ao público. O restauro tem vindo a ser dirigido pela Academia Alvar Aalto, sob a direção do arquiteto Tapani Mustonen, com o auxílio dos arquitetos Maija Kairamo, Eric Adlercreutz, Vazio Nava e Leif Englund.
Villa Mairea
A residência se localiza no topo de uma montanha, cercada por pinheiros e se localiza na parte oeste da Finlândia, em uma cidade chamada Noormarkku, e foi projetada para ser uma casa de verão para Mairea Gullichsen.
Uma das premissas de Alvar Aalto foi usar o cenário natural como ponto de partida e combinou materiais dando um ar de