Alvar Aalto
Arquiteto finlandês, Alvar Henrik Aalto nasceu em 1898, em Kuortane, e morreu em 1976, em Helsinki. Cuja obra é considerada um exemplar da vertente orgânica na arquitetura moderna da primeira metade do século XX.
Aalto foi um dos primeiros e mais influentes arquitetos do movimento moderno escandinavo, tendo sido membro do Congrès Internationaux d'Architecture Moderne (CIAM). Alguns dos trabalhos de maior relevância foram, por exemplo, o Auditório Finlândia, e o campus da Universidade de Tecnologia de Helsinki, ambos em Helsinki, Finlândia.
2. VIDA DE ALVAR AALTO
Arquiteto finlandês, Alvar Henrik Aalto nasceu em 1898, em Kuortane, seu pai, Johan Henrik Aalto, foi um agrimensor finlandês e sua mãe, Selly Matilda foi uma administradora de agência de postagensn. Quando Aalto tinha 5 anos, a família mudou-se para Alajärvi , e de lá para Jyväskylä no centro da Finlândia . Aalto estudou na escola Liceu de Jyväskylä, para completar sua educação básica em 1916. Em 1916, começou então a estudar arquitetura na Universidade de Tecnologia de Helsinki, graduando-se em 1921. Em 1923 ele voltou para Jyväskylä, onde abriu seu primeiro escritório arquitetônico. No ano seguinte, casou-se com arquiteta Aino Marsio.
O Aalto projetou e construiu uma casa comum e escritório (1935-1936) para si próprio em Munkkiniemi , Helsinki, mas mais tarde (1954- 1956) teve um escritório construído no mesmo bairro. Aino e Alvar Aalto tinham dois filhos, uma filha Johanna "Hanni" Alanen Aalto, em 1925, e um filho Hamilkar Aalto, 1928. Em 1926, o jovem Aalto projetou e construiu uma casa de verão em Alajärvi, Villa Flora. Aino Aalto morreu de câncer em 1949. Em 1952 casou-se com a arquiteta Elissa Mäkiniemi (falecida em 1994), que tinha trabalhado como assistente no escritório dele. Em 1952, Aalto projetou e construiu uma casa de verão, para si e sua nova esposa em Muuratsalo no centro da Finlândia. Alvar Aalto