Aluno
NOME____________________________TURMA____________________DATA_______________
1. (Fuvest) Na segunda metade do século XIX, o Brasil passou por um processo de modernização, expresso por construções de ferrovias e avanços em outros setores da comunicação. Contudo, essa modernização não atingiu igualmente todo o território.
a) quais as áreas abrangidas por essas inovações tecnológicas?__________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) explique um dos motivos da desigualdade regional no processo de modernização._________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________
2. (Fuvest) Há mais de um século, teve início no Brasil um processo de industrialização e crescimento urbano acelerado. Podemos identificar, como condições que favoreceram essas transformações:
a) a crise provocada pelo fim do tráfico de escravos que deu início à política de imigração e liberou capitais internacionais para a instalação de indústrias.
b) os lucros auferidos com a produção e a comercialização do café, que deram origem ao capital para a instalação de indústrias e importação de mão-de-obra estrangeira.
c) a crise da economia açucareira do nordeste que propiciou um intenso êxodo rural e a conseqüente aplicação de capitais no setor fabril em outras regiões brasileiras.
d) os capitais oriundos da exportação da borracha amazônica e da introdução de mão-de-obra assalariada nas áreas agrícolas cafeeiras.
e) a crise da economia agrícola cafeeira, com a abolição da escravatura, ocasionando a aplicação de capitais estrangeiros na produção fabril.
3. (Unesp) O transporte ferroviário no Brasil, da segunda metade do Século XIX ao início do Século XX,