Aluno
Trabalho de História Moderna - HIS 320
Durante todo esse longo período em que estivemos juntos explorando, descobrindo e conhecendo as características da Era Moderna, pudemos identificar a História Moderna como o inicio, o ponto de partida para um novo sistema internacional, que predominou a nova fase da economia mundial, o capitalismo que girava em torno do lucro obtido direto do consumidor final, e que veio com força total esmagadora sobre a economia feudal, substituindo o modo de produção feudal pelo modo de produção capitalista, com uma inovadora transformação até então impensáveis dos costumes e das tradições medievais.
O início desse período tão importante, ao ponto de ser levado em conta e ser assunto na história mundial e do aprendizado em institutos de educação federais, é um pouco inconcluso. Muitos historiadores questionam se foi em 1499 com as excursões marítimas em busca das novas terras, ou com tomada de Constantinopla pelos otomanos que acarretou um mundo de transformações vividas até os dias atuais.
Sim, podemos afirmar que um dos principais pontos da nova fase mundial, a era moderna, foi marcada pela inovação em se ver o mundo e o homem que nele habitava de uma forma mais sensível, desenvolvendo a capacidade de questionar a vida e o mundo em pensamentos: a renascença. Os principais personagens dessa época se inspiravam em filósofos Greco- romanos, que defendiam a idéia de liberdade, mas não acima da lei. Maquiavel, pensador renascente que mais me causa espasmos ao ler suas idéias que ainda hoje encaixam tem seu nome relacionado à Catarina de Médice, rainha mãe da França, que teria seguido os ensinamentos dele ao jogar protestantes contra católicos, ordenando o massacre de 1572, mantendo assim a soberania para seus filhos.
Com a investida do iluminismo, as pessoas se libertaram das antigas intolerâncias acerca de mitos, deuses e superstições, resultado da grande manipulação feita pelo