aluno
Nesse trabalho veremos testes práticos com eletricidade, realizados no aparelho Van de Graaff, realizado sobre a tutoria do Professor Joel Padilha.
Nesses experimentos teremos os seguintes tópicos:
* Acendendo uma lâmpada fluorescente
* Simulando um para-raios
* Efeito do vento elétrico
* Eletroscópio de folha
* Eletrização do fio
* Configuração das linhas de campo
Vamos observar o campo eletromagnético, carga e descarga elétrica como também seus efeitos em diversos tipos de materiais.
Objetivo
Reconhecer através dos diversos experimentos os conceitos e a influência do campo elétrico.
Introdução
O presente trabalho propõe experimentos com um gerador eletrostático é um equipamento capaz de gerar cargas elétricas estáticas, que permite isolar quantidades significativas de cargas elétricas, tornando possível o estudo de suas propriedades. Esse gerador trabalha segundo princípios do efeito triboelétrico. Esse termo refere-se ao fenômeno que ocorre quando dois materiais diferentes estão bem juntos e então são puxados para que se separem. O resultado do efeito triboelétrico se ver na eletrização que ocorre ao separarmos materiais diferentes que estão bem juntos.
Criado por Van de Graff é aparelho apresenta consideráveis vantagens sobre os demais, merecendo especial menção a grande homogeneidade da energia das partículas aceleradas, a grande intensidade do feixe produzido, urna ausência quase total de radiação de fundo e a possibilidade de variar a energia do feixe de partículas de uma maneira contínua. Infelizmente, a energia máxima que pode ser obtida com um acelerador dessa natureza, de dimensões razoáveis, é limitada a cerca de dez milhões de elétron volts.
A máquina consiste essencialmente de uma esfera metálica ôca suportada convenientemente no alto de uma coluna isolante. Uma correia em movimento, de material também isolante, transporta cargas, de maneira continua, entre a