aluno
Designa-se como sistema excretor qualquer conjunto de órgãos que eliminem o que o corpo não necessita, num organismo, é responsável pela filtragem do sangue, regulação do teor de água e sais minerais e eliminação de resíduos nitrogenados formados durante o metabolismo celular. A função do sistema excretor é garantir a homeostasia, isto é, manter um ambiente interno equilibrado para que os demais órgãos e sistemas possam desenvolver suas atividades.
No ser humano podemos considerar como sistemas excretores o sistema urinário (onde é produzida a urina) e a pele (que produz suor através das glândulas sudoríparas). O sistema respiratório, ao eliminar dióxido de carbono, que é um dos principais resíduos da respiração celular, é por vezes, também incluído neste grupo por alguns autores (ainda que, na verdade, não seja responsável pela produção de uma "excreção" no sentido próprio da palavra).
Os principais resíduos filtrados e eliminados pelo sistema excretor são originados pela degradação dos aminoácidos pelas células, processo pelo qual as células ganham energia. Um subproduto produzido é a amônia, substância extremamente tóxica para as células. A amônia dependeria de uma grande quantidade de água para ser dissolvida e eliminada do organismo. Como nosso organismo não dispõe de tal quantidade de água, a amônia é convertida em ureia que é menos tóxica e pode ser dissolvida em menor quantidade de água para sua eliminação. A amônia é convertida em ureia através do ciclo da ornitina. A cada ciclo, a ornitina liga-se quimicamente com o dióxido de carbono e amônia, originando a citrulina. Esta liga-se quimicamente a mais uma molécula de amônia e converte-se em arginina. A arginina reage com a água, produzindo uma molécula de ureia e outra ornitina, recomeçando o ciclo que transforma duas moléculas de amônia em uma molécula de ureia. Este ciclo da ornitina acontece no fígado. Assim, o organismo humano filtra e elimina a ureia do sangue através do sistema