ALUNO
Como é que se desenvolve a inteligência no ser humano?
Como é que á medida que crescemos até atingirmos a maturidade, vamos melhorando a nossa capacidade de conhecer?
A sua tese fundamental afirma que a inteligência desenvolve-se através da interação da criança com o meio; nesta interação a criança assimila novas experiências que são integradas nos esquemas mentais que já existiam previamente; ao mesmo tempo, estes esquemas mentais vão sendo transformados para uma melhor adaptação.
Piaget e o construtivismo
O desenvolvimento humano, no modelo piagetiano, é explicado segundo o pressuposto de que existe uma conjuntura de relações interdependentes entre o sujeito conhecedor e o objeto a conhecer. Esses fatores que são complementares envolvem mecanismos bastante complexos e intrincados que englobam o entrelaçamento de fatores que são complementares, tais como: o processo de maturação do organismo, a experiência com objetos, a vivência social e, sobretudo, a equilibração do organismo ao meio.
Como se desenvolve a inteligência:
Período sensoriomotor
Piaget considera 4 períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados "por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor" no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento.
Cada uma dessas fases é caracterizada por formas diferentes de organização mental que possibilitam as diferentes maneiras do indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia;
Cada uma delas pode sofrer variações em função das características da estrutura biológica de cada indivíduo e da riqueza (ou não) dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que ele estiver inserido.
De uma forma geral, todos os indivíduos vivenciam essas 4 fases
Esses períodos são :
- Período Sensório-motor (0 a 2 anos):
- eríodo pré-peratório (2 aos 7 anos)
- Péríodo das operações concretas ( 7 aos 11 anos)
- Período das operações