Relatório sobre o filme de Sócrates
Filme: Com direção do mestre italiano Roberto Rossellini, esta superprodução europeia é a cinebiografia de Sócrates (470 – 333 a.C.), um dos maiores filósofos da Humanidade. Rossellini mostra o final da vida de Sócrates, em especial seu julgamento e sua condenação à morte, com o destaque para os célebres diálogos socráticos: “Apologia”, discurso de defesa do filósofo: “Críton”, em que um dos seus discípulos tenta convencê-lo a fugir da prisão; e “Fédon”, com seus últimos ensinamentos antes de tomar a cicuta.
2- A temática básica do filme e outros temas sociais observados;
3- Especificação de tempo e espaço em que se dá a trama;
4- Fala dos personagens principais/ o que pensam/ o que traduzem;
5- Imagens mais importantes;
6- Costumes de época/cultura/valores/contexto social ambientado;
7- Identificação de ideias e valores passados por meio do filme e também ideias e valores questionados;
8- Semelhanças e diferenças do período apresentado com a realidade atual;
9- Criticas e observações sobre a trama do filme/ a realidade mostrada;
10- Relação entre o filme e os conteúdos filosóficos/políticos/etc aprendidos.
O filme Sócrates se passa em Atenas. Sócrates (470 a.C.-399 a.C) era um filósofo muito questionador que buscava a Verdade através da sabedoria, buscava a verdade em todas as coisas, desde a origem de tudo até o que estaria por vir. Sempre foi humilde e era analfabeto, porém sua sabedoria era notável. Andava sempre desleixado e descalço, pois acreditava que a busca da verdade era mais importante do que vaidade.
Sócrates pensava a frente de seu tempo e era muito sábio, porém sempre dizia que nada sabia. Porém, estava sempre rodeado por jovens interessados e curiosos por seus ensinamentos. E Sócrates ensinava a razão a eles sem cobrar nada, pois o mesmo acreditava que conhecimento não se vende. Isso causava muita admiração dos jovens atenienses, onde muitos os seguiam e concordavam com suas ideias.