aluno
Venda Nova do Imigrante
2013
Ana Flávia F. Donna
Ieda F. Mascarello
Energias Renováveis
Monografia dissertativa apresentada junto à matéria de Física da escola Fioravante Caliman, com a função de por em prática os conhecimentos acerca de energias renováveis.
Professor Orientador: Francisco
Venda Nova do Imigrante
2013
Introdução
Este trabalho tem por objetivo contribuir para o conhecimento e discorrer sobre o tema “energias renováveis”. Que consistem em energias provenientes de meterias naturais que podem ser industrialmente reutilizados. Bem como o processo de compensação de poluentes na atmosfera e em todo o ambiente terrestre. As energias renováveis, também chamadas de energias limpas, são formas eficazes de produção de energia e atendem a demanda existente, se bem controladas e administradas.
Energia renovável é aquela originária de fontes naturais que possuem a capacidade de regeneração, ou seja, não se esgotam.
Como exemplos de energia renovável pode-se citar: energia solar, energia eólica (dos ventos), energia hidráulica (dos rios), biomassa (matéria orgânica), geotérmica (calor interno da Terra) e mareomotriz (das ondas de mares e oceanos).
Ao contrário dos combustíveis não-renováveis (como os de origem fóssil, por exemplo), as fontes de energias renováveis, no geral, causam um pequeno impacto (poluição, desmatamento) ao meio ambiente. Portanto, são excelentes alternativas ao sistema energético tradicional, principalmente numa situação de luta contra a poluição atmosférica e o aquecimento global.
Principais fontes de energia
- Energia hidráulica – é a mais utilizada no Brasil em função da grande quantidade de rios em nosso país. A água possui um potencial energético e quando represada ele aumenta. Numa usina hidrelétrica existem turbinas que, na queda