aluno
FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA/ F.C.T.
PRESIDENTE PRUDENTE
PROGRAMAS E PROJETOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
1997-2003
Documento elaborado por Dra. Maria
Peregrina de Fátima Rotta Furlanetti para Conferência
Intemediária
Internacional – Bangkok - Tailândia, sob os cuidados de Dra. Madhu Singh
DRA. MARIA PEREGRINA DE FATIMA ROTTA FURLANETTI
JULHO 2003
2
INTRODUÇÃO
Educação básica, para os jovens e adultos, significa criar condições e oportunidades para essas pessoas ingressarem ou regressarem à escola com o objetivo de construir uma sociedade justa e igualitária.
Alfabetização - direito do cidadão. Direito que está se tornando cada vez mais extensivo, pois hoje já abrange aqueles que estavam privados como os não proprietários, as mulheres, os pobres, os negros e os indígenas e que estão tendo acesso às escolas.
Apesar dos discursos serem pela inclusão, as nossas práticas têm se mostrado excludentes, pois, muitos de nós continuamos a nos comportar como se déssemos aulas ainda para aqueles eleitos e destinados a terem sucesso numa escola eletista. Vemos, então, na prática, que são poucos os professores que realmente aceitam o desafio de serem professores de todos.
A nossa preocupação em formar educadores de jovens e adultos nos levou a pesquisar o desenvolvimento do trabalho de alunos dos cursos de lincenciatura da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente que fizeram parte do
PROGRAMA DE COMBATE AO ANALFABETISMO: Vamos Apagar essa Imagem, que aconteceu entre 1997 a 2000. Esta pesquisa se transformou em tese de Doutorado sob o título “A Formação do Alfabetizador de Jovens e Adultos - O Educador Popular.”
Concluímos que o educador mais atuante na educação de jovens e adultos é o educador popular. Podemos dizer também, que:
•
O Educador Popular se constrói a partir de sua história de vida e de seu comprometimento com a sua própria formação e com aqueles