aluno
A indução parte da observação de elementos conhecidos, concretos e particulares, com o objetivo de atingir uma conclusão sobre um ponto de vista ou idéia geral, de acesso a todos. Por exemplo, quando escrevemos sobre Copa do Mundo, podemos iniciar o texto com a história da seleção brasileira, que pertence ao nosso conhecimento particular futebolístico, para depois dissertarmos sobre as outras seleções e o evento em si.
A dedução já parte do inverso, inicia a partir de elementos gerais, desconhecido em direção aos elementos particulares de maior conhecimento. Pode partir de uma hipótese abstrata, de caráter geral, tentamos relacioná-los com situações factíveis e conhecidos (particulares), para buscarmos uma conclusão.
Na dedução iniciaríamos a partir de uma Copa do Mundo futura, de um ano distante, em qual país seria realizada? Quais países seriam favoritos? O nosso país teria novamente uma grande seleção no futuro? Daí viríamos para o presente, o nosso tempo conhecido e analisaríamos os nossos novos talentos hoje revelados, além de nossa tradição neste esporte. A relação entre indução-dedução ocorre não somente ao tempo, mas em situações, fatos, e opiniões dissertadas.
Categorias: Redação Notificar Erro | Imprimir | Recomendar | Link
Nenhum comentário sobre "Ordem na Dissertação: Indução e Dedução". Clique aqui para adicionar um comentário.
Conteúdo Administração
Artes
Astronomia
Atualidades
Biografias
Biologia
Ciências
Curiosidades
Direito
Doenças
Drogas
Economia
Educação
Espanhol
Esportes
Filosofia
Física
Geografia
História
Idiomas
Informática
Inglês
Literatura
Matemática
Medicina