Aluno resiliente
Os alunos resiliêntes são muito mais do que imaginamos. Isso se deve a mudanças que as escolas veem sofrendo nos últimos dez anos. Crianças que antes eram afastadas pelo trabalho ou outras dificuldades impostas pelas escolas eliticistas, puderam chegar à sala de aula. A individualidade desse aluno é trabalhada pela percepção, um aluno é diferente do outro, aprendem de formas diferentes. Esse aprendizado depende do seu emocional, aptidões, ritmo e deve acontecer de forma construtiva aplicando um método de avaliação individual. A avaliação deve ser feita não só através de provas, mas por acompanhamentos diários, sempre escolhidos dentro de objetivos propostos e o aluno tendo consciência de onde esta e o que deve fazer para avançar.
O aprendizado do aluno resiliênte será através de múltiplas linguagens operatórias diferentes, (descrever, analisar, sintetizar, deduzir, relacionar, classificar, sistematizar, etc). Estabelecer associações significativas entre saberes existentes e novos saberes estimulados.
Como deve ser estimulada a criatividade do aluno resiliênte? Através de aulas expositivas, formulação de questões que estimulam debates mostrando soluções, propostas de trabalho em grupo, pesquisas de dados, e informações. Introduzindo projetos de diferentes níveis os alunos estariam a pensar, buscando uma situação proposta e outros pontos positivos.
A educação de um aluno resiliênte para a globalização, parte-se do ponde de verificar o passado, prepara-lo para o futuro e sempre analisando para o que vem la na frente. Sendo visto que é a globalização, e para isso que a escola resiliênte ira educar.
Os alunos resiliêntes estão preparados para o vestibular? Não e sim. O fato se da a