Alune
contra capa
Tema:
Inclusão social no mercado de trabalho
Assunto:
Educação profissional e inclusão de pessoal com deficiência no mercado de trabalho.
Problema:
A dificuldade dos deficientes físicos em ingressar no mercado de trabalho assim como a falta de estrutura e conhecimento dos contratantes para com a pessoa com deficiência.
Justificativa
Este trabalho justifica-se pela importância e o direito de todo o cidadão de participar ativamente nos processos sócias de sua comunidade, o que muitas vezes e negado aos deficientes que sofrem intensas discriminações e precisam vencer inumeras dificuldades para garantir que seus direitos tenham valor igual ao de qualquer pessoa.
Objetivo
Objetivo geral:
Analisar o comportamento do mercado de trabalho em relação aos portadores de deficiência enquanto se discute o deficiente como agente ativo da sociedade.
Objetivos específicos:
1. Verificar como o deficiente se define e/ou é definido pela sociedade, quais são os seus direitos como cidadão assim como observar como e porque atuam na sociedade.
2. Perceber qual é o papel das empresas e demais órgãos empregadores na vida das pessoas com deficiência, quais são os posicionamentos desses agentes sociais perante as particularidades que as pessoas com deficiência apresentam e como esse embate e visto por ambos os lados.
3. Analisar a pessoa com deficiência a partir da ótica da sociedade brasileira, em que estado encontram-se as discussões sobre esse tema no cenário acadêmico e como essa questão e entendido pelos demais cidadãos brasileiros (aqueles que são considerados normais)
Introdução
A sociedade como conhecemos apresenta-se como um conjunto de indivíduos convivendo sob um mesmo conjunto de leis, costumes e por que não culturas. Para isso aceitamos que perante a sociedade todos os indivíduos são iguais, possuem os mesmos direitos, deveres e etc, porém se analisarmos a fundo as pessoas que atuam na sociedade perceberemos que eles são diferentes,