ARTES
Na educação infantil este ensino é muito importante, pois tem como objetivo desenvolver os aspectos reflexivos, sensíveis, expressivos e cultuarais. É importante também, que o professor entenda que não basta ficar só em sala de aula, mas interagir com as crianças levando-as para fora deste ambiente, usando espaços da própria escola, espaços culturais, museus, teatros e entre outros lugares.
Seguindo as orientações previstas no PCN de artes e as Propostas Curriculares para o ensino de Artes SEE-CENP, o processo de ensino esta alicerçado em três vertentes:
Produção em Artes: é o ato de produzir arte através da manipulação e/ou transformação de materiais e movimento corporal. Isso engloba a pintura, escultura, recorte, montagem de peças, dançar, cantar, tocar instrumentos, atuar etc.
Fruição: Apreciação significativa de representação de Arte. Ao longo do tempo, a humanidade vem acumulando grande acervo artístico pode-se observar hoje obras tanto de povos bem rudimentares.
Reflexão: Mais que se contemplar uma obra de arte, pode-se viajar no tempo para entende - lá. Ao se considerar artes como uma linguagem, pode-se fazer diversas reflexões e leitura de obras artísticas, porem com o cuidado de entender qual o contexto histórico, social e cultural era presente quando foi confeccionada.
Como recomendam os PCN, as aulas de artes devem contemplar as linguagens: dança teatro, musica artes visuais e brincadeiras, dentro dessas três vertentes citadas anteriormente de forma a ser uma ação cíclica: fazer, apreciar e reconhecer.
O