resenha simples, artigo, a psicologia no Brasil, um ensaio sobre sues contradições - ANTUNES, Mitsuko

574 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSo
BACHARELADO EM PSICOLOGIA 2014/2
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA PROF: ALESSANDRO VINICIUS DE PAULA

RESENHA 3: CONTRADIÇÕES E CRESCIMENTO

Estamos na quinta década de psicologia como profissão no brasil, psicologia essa que cresce conforme avança em sua própria história. A psicologia, assim como muitas outras áreas do conhecimento deve seus grandes saltos aos estudiosos que se contradiziam em suas pesquisas e observações, fazendo uma comparação sem aprofundamento com a guerra, por exemplo, as maiores inovações são dadas a partir da guerra, tecnologia avança em função das contradições de uma nação para com a outra, não querendo validar a guerra como ato necessário a inovação, longe disso, e também não querendo dar crédito aos inúmeros reacionários, xenofóbicos e racistas ao longo da história psicológica, que criaram e disseminaram tanto preconceito e aversão ao seus semelhantes, estamos apenas pautando que contradição traz conhecimento.
Dentro da história brasileira na psicologia, as contradições se dão desde a colonização, os conhecimentos nessa época eram quase que monopolizados pelos poderes da igreja católica, que com o descobrimento dos ‘novos mundos’ pretendia se expandir com suas missões jesuíticas de catequização. Com o passar dos anos, a vinda da corte real, o grande aumento no uso dos escravos e o crescimento das metrópoles, fomentavam a necessidade pelos saberes psicológicos, aumentando também o número de estudiosos no assunto e seus métodos de estudo, alguns buscavam os métodos empíricos dominantes na ciência da época enquanto outros preferiam se ater as observações do indivíduo o colocando em um conceito social. Enquanto na época a maioria dos médicos engajados nos saberes psicológicos apoiavam a exclusão social dos desajustados, uma minoria se postava contra.
No início do último século o brasil era fortemente criticado por ainda ser visto como um país agrário, longe da realidade europeia ou norte americana por

Relacionados