Aluna
Você já deve ter percebido espaços que separam os blocos de concreto de uma calçada. Podemos verificar espaços assim em pontes muito longas, ou seja, elas não são construídas somente em um único bloco de concreto. Na verdade elas são formadas por vários blocos de concreto.
Esses espaços são deixados pelos construtores de pontes e calçadas, porque, com a elevação de temperatura, o concreto aumenta de tamanho. Portanto, se as pontes fossem construídas somente com um bloco de concreto, quando aumentada sua temperatura, poderiam ocorrer rachaduras na ponte. Esse processo é chamado Dilatação dos Sólidos.
A dilatação dos sólidos ocorre, pois, quando um corpo absorve calor, a agitação térmica de suas moléculas torna-se mais intensa, provocando um aumento na temperatura desse corpo. Com o aumento da agitação térmica, aumenta a amplitude de vibração de cada átomo, assim o volume necessário para acomodar os átomos ou moléculas de uma substância em alta temperatura é maior do que o volume ocupado pelas mesmas partículas quando o material está em temperaturas mais baixas.
Os sólidos que melhor se dilatam são os metais, principalmente o alumínio e o cobre. Temos um bom exemplo disso num vidro de conserva com a tampa metálica emperrada. Para abri-lo, basta mergulhar a tampa na água quente; como o metal se dilata mais que o vidro, a tampa logo fica frouxa. O aquecimento leva os sólidos a se dilatarem em todas as direções; no entanto, às vezes, a dilatação predomina, ou é mais notada, numa direção – é a dilatação linear. Quando duas direções são predominantes, temos a dilatação superficial e, quando ela é importante em todas as direções, considera-se a dilatação volumétrica. Desenvolvimento
A dilatação dos sólidos ocorre quando um corpo tem sua temperatura aumentada. Assim, o grau de agitação de suas moléculas também aumenta, subindo também a sua temperatura, consequentemente variando suas dimensões. Na dilatação térmica, os sólidos