aluna de arquitetura
A busca do conhecimento é um processo de aprendizagem, este processo pode se dar por meio da pesquisa. A pesquisa pode colaborar tanto para o indivíduo que a efetua, quanto para a sociedade em que ela se desenvolve. Corroborando ou refutando algum conhecimento pré-existente. Ao profissional da pesquisa dá-se o nome de pesquisador. Alguns métodos técnicos foram elaborados para servir como um guia prático, com o objetivo de auxiliar o pesquisador. Dentre esses métodos destacamos aqui os do autor Antônio Carlos Gil, que dispõe um material de suma importância à acadêmicos ou a quem necessite realizar uma pesquisa. Toda classificação segue algum critério, geralmente pautados nos objetivos ou nos procedimentos técnicos utilizados. Partindo dessa premissa, o autor classifica as pesquisas: 1-Classificando-as com base em seus objetivos: Com base em seus objetivos é possível classificar as pesquisas em três grandes grupos:
Pesquisas exploratórias:
Fazendo jus ao próprio nome, a pesquisa exploratória permite ao pesquisador uma maior familiaridade com o tema pesquisado, ou seja, literalmente explorar o assunto, ainda pouco conhecido, e chegando ao final dessa pesquisa você estará apto a aprimorar ideias, descobrir intuições e, posteriormente, construir hipóteses. A pesquisa exploratória quase sempre assume a forma de um estudo de caso (GIL, 2008), e depende também de uma pesquisa bibliográfica , bem como , de entrevista com pessoas que já viveram situações semelhantes e análise de exemplos análogos que podem estimular a compreensão. Pesquisas descritivas:
De acordo com Gil (2008), as pesquisas descritivas possuem como objetivo a descrição das características de uma população, fenômeno ou de uma experiência. Por exemplo, quais as características de um determinado grupo em relação a sexo, faixa etária, renda familiar, nível de escolaridade etc. A pesquisa descritiva pode estabelecer relações entre