Alumínio
Eng.de Produção
Química
Patricia Sandra Farias da Mota
5670153553
Professora:Tatiana Nogueira
ALUMÍNIO
Niterói
2012
Aluminio
Sabe-se que a formação do alumínio pode ter sido causada devida as colisões ocorridas entre átomos de hidrogênios causadas pelas altas temperaturas e pressões atmosféricas durante a formação do Sistema Solar.
O nome alumínio vem do latim alúmen, nome dado a um de seus sais, o sulfato de alumínio
O alumínio é o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre, onde seus compostos aparecem concentrados nos 15 km mais externos da crosta que correspondem cerca de 8% deste, sua abundância só é inferior a do oxigênio e do silício. Mas devida a sua alta afinidade com o oxigênio costuma-se não encontrá-lo como substância elementar, mas sim, em formas combinadas com o oxigênio, tais como, óxidos ou silicatos. É também o segundo elemento mais maleável, perdendo apenas para o ouro, e o sexto mais dúctil.
O metal pode ser extraído por diversas reações químicas, com a bauxita é uma delas, onde a extração feita através deste mineral que é ocasionada por uma reação natural. Ocorre quando há uma infiltração de água em rochas alcalinas, que estas entram em decomposição adquirindo uma nova constituição química. A bauxita é encontrada próxima a superfície em uma espessura de mais ou menos 4 metros, o que possibilita a sua extração a céu aberto com o uso de retro escavadeiras. Após mineirada, a bauxita chega às fábricas, em seu estado natural, contendo impurezas que precisam ser eliminadas. Esta então é moída e misturada a uma solução de soda cáustica, formando-se uma pasta. Esta pasta é aquecida sob pressão e recebe uma nova adição de soda