Liderança e seus tipos
Conceito - Líder é o condutor, o guia, aquele que comanda. Ser líder é ter uma visão global, uma visão mais realista dos fatos organizacionais e buscar uma maior relação entre o homem e o seu ambiente de trabalho.
É saber ensinar e também saber aprender, sendo este último de vital importância, ou até de maior importância.
É saber SERVIR, e, sobretudo, saber OUVIR.
A principal atividade de um gestor ou líder é a de conduzir pessoas, como o próprio nome indica, sabendo para isso lidar com elas e conseguir os melhores resultados.
As pessoas são, sem dúvida, o principal ativo de uma organização, o seu mais importante recurso, necessário ao ponto de pequenas, médias e grandes empresas terem um setor somente desenvolvido em função delas: o departamento de R.H.
Em outras palavras, elas são o capital intelectual, o mais importante de uma empresa realmente moderna.
De fato, os líderes influenciam seguidores.
Por este motivo, muitos acreditam que os líderes têm por obrigação considerar a ética de suas decisões.
Apesar de a liderança ser importante para a gerência e estreitamente relacionada a ela, liderança e gerência não são os mesmo conceitos.
Liderar não é uma tarefa simples, pelo contrário, liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um organismo vivo, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos.
Dessa forma, pode-se definir liderança como o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo. Porém, existem três implicações importantes nesta definição:
A liderança envolve outras pessoas: Onde houver mais de uma pessoa, haverá a necessidade de um líder, o que contribuirá na organização de um trabalho, tarefa ou até mesmo no convívio familiar.
A liderança envolve uma distribuição