alumínio
Índice
1) Introdução
2) Características
3) Precauções
4) Origem do nome
5) Efeito sobre as plantas
6) Alumínio transparente
7) Aplicações
8) Conclusão
9) Webgrafia Introdução
Neste trabalho, vou falar do alumínio.
Muitas pessoas revelam que foi Friedrich Wöhler que criou isolamento do alumínio, apesar de o metal ter sido obtido impuro alguns anos antes pelo físico e químico Hans Christian Oersted.
Apesar do alumínio ser um metal encontrado em abundância na crosta terrestre (8,1%) raramente é encontrado livre. O seu uso industrial é relativamente recente, sendo produzido em escala industrial a partir do final do século XIX. Quando foi descoberto verificou-se que a sua separação das rochas que o continham era extremamente difícil. Como consequência, durante algum tempo, foi considerado um metal precioso, mais valioso que o ouro. Atualmente, um dos fatores que estimulam o seu uso é a estabilidade do seu preço, provocada principalmente pela sua reciclagem.
Friedrich Wöhler http://images.fineartamerica.com/images-medium-large/friedrich-whler-1800-1882-granger.jpg Características O alumínio é um metal leve, macio e resistente. Possui um aspeto cinza prateado e fosco, devido à fina camada de óxidos que se forma rapidamente quando exposto ao ar. O alumínio não é tóxico como metal, não-magnético, e não cria faíscas quando exposto a atrito. É muito maleável, muito dúctil, apto para a mecanização e fundição, além de ter uma excelente resistência à corrosão e durabilidade devido à camada protetora de óxido. É o segundo metal mais maleável, sendo o primeiro o ouro, e o sexto mais dúctil. Por ser um bom condutor de calor, é muito utilizado em panelas de cozinha.