Alumínio
O Alumínio vem da bauxita, um tipo de lama, bem abundante na Terra. Cerca de cinco toneladas de bauxitas produzem uma tonelada de alumínio. Com alumínio, são feitos milhares de tipos de produtos: latas, esquadria, componentes de carros, aviões, panelas, estruturas de edifícios, ou seja, uma infinidade de variedades.
A descoberta do alumínio é relativamente recente. Em 1824, o dinamarquêsHans Christina Oersted conseguiu isolá-lo. Em 1854, o cientista francês,Henry Sainte-Claire Deville, conseguiu a obtê-lo por processo químico - usando cloreto duplo de alumínio e sódio fundido. Em 1886, o americanoCharles Martin Hall e o francês Paul Louis Toussaint Héroultdescobriram e patentearam, quase simultaneamente, o processo de obtenção de alumínio por meio de corrente elétrica. O processo de eletrólise ficou conhecido como Hall-Heróult. Industria de Latas de Aluminio...
Antes, com um quilo de alumínio era possível produzir 49 latas. Atualmente, com a mesma quantidade de alumínio é possível produzir 74 latas. Esse quadro se repete em vários setores dessa cadeia produtiva. Mas voltemos para o perfil da indústria brasileira de latas, que é o principal assunto do artigo. Lá vão alguns dados.
Capacidade de produção de 14,4 bilhões de latas por ano
13 fábricas de latas de alumínio
Produção de 10,8 bilhões de latas por ano
3.300 empregos diretos
Faturamento de R$ 3 bilhões
Consumo de 57 latas per capita por ano
95% das latinhas consumidas no Brasil são de alumínio http://ambiente.hsw.uol.com.br/reciclagem-de-aluminio1.htm
Quem é quem na reciclagem de alumínio
A estrutura para a reciclagem de alumínio também é bastante avançada e enxuta no país.
327 municípios com coleta seletiva
170 mil pessoas envolvidas
Movimento de R$ 1,7 bilhão
44 empresas recicladoras (fundições)
2.100 empresas envolvidas no processo
3.300 empregos diretos
Além dos fatores já ditos como