Alumínio e suas ligas
Equipe: Marcelo Lopes e Caio Vieira
A história do Alumínio
•
•
•
•
O Inglês Sir Humphry Davy fez as primeiras tentativas por volta do ano 1806, chegando apenas a uma liga de ferro alumínio.
O dinamarquês Hans Christian Orsted, em 1825, foi quem produziu alumínio pela primeira vez.
Embora uma liga metálica alumínio-ferro tenha sido anteriormente desenvolvida pelo cientista e inventor britânico Humphry Davy, Orsted foi o primeiro a isolar o elemento através da redução do cloreto de alumínio, aquecendo uma mistura de potássio e cloreto de alumínio, separando em seguida o mercúrio resultante dessa mistura por destilação.
O francês Paul Heroult e o americano Charles Martin Hall, descobriram quase que ao mesmo tempo, trabalhando isoladamente, o processo de decomposição por eletrólise.
Em 1859, Henri Sainte-Claire Deville anunciou melhorias no processo de obtenção, ao substituir o potássio por sódio e o cloreto simples pelo duplo. Posteriormente, com a invenção do processo
Hall-Héroult* em 1886, simplificou-se e barateou-se a extração do alumínio .
*Processo elétrico de refinação da bauxita. Consiste em moldar e moer a bauxita para depois misturar com carvão. Se eleva a temperatura de 1000ºC. Atingida esta temperatura, introduz-se uma nova quantidade de carvão com o objetivo de reduzir ainda mais a mistura e liberá-la de impurezas. Leva-se a um forno elétrico aplicando-se uma temperatura de 2500ºC, obtendo-se a alumina, que é extraída da parte alta do forno. Posteriormente a alumina obtida é tratada com água quente e ácido sulfúrico para liberá-la dos possíveis óxidos de titânio que podem ter restado.
Características
- Leve
- Boa resistência a corrosão;
- Alta condutibilidade térmica e elétrica;
- É o segundo metal mais maleável (primeiro é o ouro) e o sexto mais dúctil;
- Baixa resistência mecânica;
- Baixo nível de dureza;
Aplicações
- Meios de Transporte: Como elementos estruturais em aviões,