Aluminio
O alumínio está presente em todas as coisas na nossa volta como nos Meios de Transporte (aviões, barcos, automóveis, bicicletas, tanques, blindagens), em Embalagens (papel de alumínio, latas), na Construção Civil (janelas, portas, divisórias, grades), nos Bens de Uso (utensílios de cozinha, ferramentas), ainda também são usados na condutibilidade de eletricidade por meio do uso de redes de transmissão elétrica levando às todas as pessoas mais conforto e qualidade de vida. Vista aérea da extração de bauxita no meio da Amazônia.
O alumínio vem da alumina ou oxido de alumínio um dos componentes da bauxita. A bauxita é um mineral de ocorrência natural composto por varias substâncias entre as quais óxidos e hidróxidos de alumínio. O alumínio pode ser extraído da bauxita por meio de vários processos, um deles pode ser por eletrólise. Durante a mineração, a bauxita é extraída do solo e levada até uma refinaria, na refinaria a bauxita passa por vários processos de extração até a obtenção da alumina, que servirá como matéria-prima para a produção do alumínio. A alumina é transferida para um tanque de aquecimento a misturada a criolita (Na3AlF6), um mineral eu ajuda a diminuir o seu ponto de fusão. Após a etapa de fusão a alumina é submetida a um processo de eletrólise, acabando o processo, resta retirar o alumínio do fundo do tanque.
Os países de maior produção do alumínio são a China que fica em primeiro lugar por ser a maior produtora mundial, Rússia, Canadá, Estados Unidos, Austrália e o Brasil é o 6° maior produtor mundial de alumínio primário.
O Reaproveitamento do alumínio está levando de forma responsável e com grande compromisso as empresa investirem em reciclagem de maneira a conseguir economizar os recursos naturais obtendo