ALUMINIO
Introdução
O alumínio é um metal muito abundante na crosta terrestre (8,1%) e normalmente é encontrado no mineral bauxita (Fig. ).. Na temperatura ambiente é sólido. Resistente à corrosão. Possui baixo ponto de fusão. As suas principais características físico-químicas são a leveza (alta relação resistência:peso), a alta condutividade térmica e elétrica, a impermeabilidade, a opacidade, a durabilidade, a sua moldabilidade e soldabilidade bem como a sua resistência e dureza.
A bauxita é um mineral composto basicamente pelos óxidos de alumínio, ferro e sílica (Al2O3, Fe2O3, e SiO2 ). É uma rocha avermelhada com ampla ocorrência nas regiões tropicais e subtropicais (Fig. ) . Os principais hidróxidos de alumínio enncontrados em proporções variadas na bauxita são gibsita, boemita e diásporo.
Fig. XX - Aspecto de um mineral com alto teor de alumínio, a bauxita
O alumínio vem sendo usado há muito tempo. Há 7 mil anos atrás, ele era usado pelos ceramistas da Pérsia. Cerca de trinta séculos depois, os egípcios e babilônicos fabricavam cosméticos e produtos medicinais tendo por base o alumínio. No entanto, foi somente em 1808 que Humphrey Davy provou sua existência como um elemento químico. Durante os séculos XVIII e XIX, o alumínio foi considerado um metal precioso, mas as suas aplicações industriais somente foram estabelecidas bem recentemente, ou seja, a partir da segunda metade do século XIX e, principalmente, depois da difusão do uso da eletricidade. Em 1889, os preços internacionais do alumínio desabaram, mas aos poucos o metal se transformou em uma commodity com preços internacionais bem estáveis ou mesmo com uma tendência de alta no longo prazo. A reciclagem do alumínio se tornou bem difundida a partir de 1960.
As principais aplicações industriais do alumínio são o seu emprego na fabricação de fios e cabos elétricos, construção de civil, peças para máquinas e