aluminio
A variedade de aplicações do alumínio está relacionada com suas características físico-químicas, com destaque para seu baixo peso especifico, comparado com outros metais de grande consumo, resistência a corrosão e alta condutibilidade elétrica, e termina. Essas propriedades são as matérias-primas da indústria para diversificar seus produtos e criar soluções para outros mercados, como o setor naval e de construção civil. Cada segmento utiliza o metal na forma mais adequada as suas finalidades, de acordo com os diferenciais e propriedades de cada produto.
O alumínio pode ser considerado um elemento bastante popular pois está presente em quase todas as esferas de atividade humana. As inúmeras aplicações em diversos setores da indústria (transporte: automóveis, aeronaves, trens, navios; construção civil: portas, janelas, fachadas; eletro-eletrônico: equipamento elétricos, componentes eletrônicos e de transmissão de energia; petroquímica, metalurgia e outros) e a frequente presença no nosso dia-a-dia (moveis, eletrodomésticos, brinquedos, utensílios de cozinha, embalagens de alimentos, latas de refrigerante, produtos de higiene, cosméticos e produtos farmacêuticos) ilustram bem a sua importância econômica no mundo contemporâneo. A própria reciclagem de embalagens de alumínios, setor no qual Brasil se destaca, tem papel relevante no ponto de vista econômico, social e ambiental.
Propriedades extensivas e intensivas do alumínio
As propriedades extensivas são diretamente proporcionais a quantidade de matéria da substância presente da amostra, enquanto que as intensivas independem da quantidade de matéria.
Temperatura, pressão, cor