filosofia
Ensino Politécnico
TRABALHO DE FILOSOFIA
Nome: Alana Xavier Ferreira
Turma: 3°C.
Outubro/2014.
Idéias de Platão referente à beleza:
Na questão ética Platão liga beleza e bondade, tudo aquilo que é belo é também verdadeiro e bom e vice-versa. É a beleza das idéias que atraem a inteligência do filósofo e o bem, também por ser belo, atrai a sabedoria.
Posição de Tomás de Aquino na Idade Média,referente a distinção entre a Arte “LIBERAL” e a arte “SERVIL”.
Na Idade Média surgem dois conceitos de Arte justificados por São Tomás de Aquino. O primeiro é a “arte liberal” digna do homem livre, dirigida à razão e ao pensamento, identificada na gramática, na retórica, na lógica, na aritmética, na geometria, na astrologia e na música. O segundo conceito é o da “arte servil” ou mecânica, dirigida ao trabalho com as mãos, própria do trabalhador manual e identificada na agricultura, caça, pesca, medicina, engenharia, navegação, pintura, escultura, olaria, carpintaria, marcenaria, fiação, tecelagem, dentre outras. Tais conceitos estabelecem-se numa concepção cristã que divide corpo e alma e considera a “arte liberal” superior à “arte servil”.
Posição de Kanti, á partir do formalismo:
A moral kantiana baseia-se num princípio formalista: o que interessa na moralidade de um ato é o respeito à própria lei moral, e não os interesses, fins ou conseqüências do próprio ato. Uma boa vontade, guiada pela razão age em função de um imperativo categórico (dever).
Kant concebe a realidade numérica (realidade absoluta) como inteligível, a qual só pode ser atingida não por uma via teorética, mas por uma via prática, moral. Portanto, a moralidade (razão prática) tem que ser pura, sem conteúdos sensíveis. Esta pureza inteligível dá-lhe a primazia sobre o conhecimento (razão teórica), no qual o elemento inteligível está necessariamente contaminado pelos dados sensíveis.