Aluminio
O alumínio foi descoberto em 1825 , na Copenhaga, Dinamarca, pelo físico Hans Christian Oersted.
Por ser um metal resistente leve e pouco suscetível a corrosão e amplamente reciclável o alumínio foi produzido em quantidades superiores a qualquer outro tipo de metal não ferroso utilizado na indústria. Sendo o terceiro material mais abundante na crosta terrestre a principal origem do alumínio é a bauxite, constituída por uma mistura de minerais, que contêm óxidos de alumínio hidratados, sendo a fonte do alumínio metálico e também consta óxido de ferro, sílica, óxido de titânio e pequenas quantidades de outros compostos. Para produzir 1 tonelada de alumínio são necessárias cerca de 4 a 6 toneladas de bauxite.
Os Estados Unidos e o Canadá são os maiores produtores de alumínio. Porém ambos não possuem matéria prima em seu território, favorecendo o Brasil que tem a terceira maior reserva de do minério no mundo, perdendo apenas para Austrália e Guine.
O que torna o alumínio tão importante e que ele oferece excelente condutividade térmica e elétrica, não tóxico, suas ligas reúnem diversas funcionalidades que fazem com que sejam muito apropriados para diversas áreas em todos os setores indústrias, tem uma densidade muito menos e seu acabamento oferece uma aparência muito agradável.
METODOS DE OBTENÇÃO
Podemos obter o alumínio através de dois processos: 1. Processo de Bayer
E um processo de produção mais complicado, pois exige muita energia elétrica.
Basicamente nesse processo são 4 estágios: 2.1 Digestão - a bauxita e moída e colocada num reservatório de hidróxido de sódio, sob temperatura e pressão controladas. 2.2 Clarificação - separação entre fases sólidas e líquidas. 2.3 Precipitação - e o esfriamento do licor verde 2.4 Calcinação – quando a alumina e lavada e secada e calcinada para recolher os cristais de alumina puros.
2. Processo Hall-Heroult
Nesse processo a alumina é dissolvida em banho de