Alto forno e pci
ALTO FORNO E PCI (Injeção de Carvão Pulverizado)
INTRODUÇÃO
Este trabalho objetiva externar, dois assuntos provenientes da indústria siderúrgica: Alto forno e Injeção de Carvão Pulverizado (PCI). Essas fabricas tem entre si ligação direta, sendo que o PCI pulveriza o carvão e injeta no alto forno através das ventaneiras, assim, diminuindo o consumo de coque.
ALTO FORNO
Um dos primeiros métodos de obtensão do aço foi à forja catalã (aproximadamente no século XVI). Funcionava com um sistema hidráulico que aciona um fole que à medida que a carga era despejada, soprava-se ar para gerar calor dentro da forja catalã. Forja Catalã
FUNCIONAMENTO
O alto forno também pode ser chamado do reator porque nele ocorrem reações. Ele é carregado através de correias transportadoras ou skiper que conduz as matérias primas para o topo do equipamento através do sistema de carregamento. As matérias primas são distribuídas alternadamente no interior do forno. Enquanto as matérias primas são carregadas, o ar aquecido dos regenerados é soprado pelas ventaneiras na parte inferior do forno, chamada de zona de combustão.
No interior da zona de combustão, o carvão pulverizado é injetado pela ventaneiras e o coque entra em contato com o ar aquecido gerando gases em alta temperatura, esses gases gerados que sobem entram em contado com a carga metálica que desce reagindo, reduzindo e fundindo a carga metálica que se torna pastosa originando o ferro gusa e a escoria que são vazados por furos feitos pela perfuratriz e o ferro gusa vazado é conduzido através de canais refratários na região da casa de corrida até os carros torpedos a escoria é separada da gusa e é conduzida também através de outro canal refratários até a granulação de escoria.
O ferro gusa é a principal matéria prima para a produção do aço, ele possui em sua composição 95% de ferro e 4% de carbono e 1% impurezas (manganês, enxofre, fósforo e silício).
SUBPRODUTOS
GAF (Gás de Alto